domingo, 17 de maio de 2009

FREE POSSANTE: um manifesto



Como poderia dizer Odorico Paraguaçu, vamos começar pelos inicialmentes.

O Magma, como vocês sabem, é da Rádio Urussanga FM. O nosso amigo Sérgio "Possante" Maccari Jr. é técnico de som da mais famosa rádio aqui de Urussanga, a AM Marconi. Mas não só isso. Ele é o mais perfeito exemplo da paixão de um urussanguense pela própria cidade.

Dia 26 de maio serão comemorados os 131 anos de fundação da cidade de Urussanga, feriado municipal e dia em que, neste ano, se encerra a tradicional festa Ritorno Alle Origini.

E também é uma terça-feira. Dia de MAGMA.

Que jeito melhor de comemorar essa data do que convidando para participar do programa, então, o Possante? Por que ele não é apenas um apaixonado por Urussanga. Possante já foi pra Itália numa conferência para jovens que se dedicaram, em seus países, a honrar a história da colonização italiana - e presumo que ninguém na cidade teria participado da conferência com a mesma paixão. Possante também é uma das poucas pessoas da idade dele interessadas em manter certas tradições urussanguenses, entre elas a conversa, as histórias faladas. Possante tem em sua cabeça incontáveis informações, anedotas, personagens, expressões. Do mesmo modo como o fazem algumas pessoas de mais idade ao passar adiante as mais antigas histórias sobre urussanguenses (tenham elas acontecido de fato ou não, mas isso não importa nem um pouco). Possante é o tipo de pessoa que cumprimenta um senhor na rua, conhece a história da família dele, e ainda faz questão de parar para conversar e ouvir o que essas pessoas tem a dizer.

Por esses e por outros motivos (como o fato de ser amigo de longa data de várias pessoas envolvidas com o Magma) é que Possante foi convidado para participar do Magma. Foi convidado para contar as histórias, nos brindar com seu conhecimento e seu carisma peculiar. Vivemos num país democrático, numa época em que métodos antigos de comunicação estão se transformando completamente - quando, graças à internet, antigas competições não tem mais valor, o que importa é a satisfação do ouvite/espectador/usuário. Por isso esta campanha se inicia na internet. E é por isso que este manifesto pergunta: por que duas rádios não podem se juntar por um objetivo comum?

"Tradição, liberdade, heroísmo,
O teu povo está sempre a cantar
"
- Trecho do hino de Urussanga

4 comentários: